Os selos eletrônicos oferecem a mesma validade legal que um carimbo de empresa impresso em papel, no qual nenhuma autenticidade de signatário individual é manifestada. A principal diferença entre um selo e uma assinatura reside no fato de a assinatura se destinar a pessoas individualmente (pessoas únicas), ao passo que o selo é utilizado por uma entidade jurídica (empresa ou organização). Os selos eletrônicos podem ser aplicados por mais de uma pessoa ou sistema sob o controle ou supervisão da entidade jurídica.
O Adobe Acrobat Sign permite que as organizações apliquem selos eletrônicos usando certificados digitais emitidos para uma entidade jurídica para manifestar a integridade e a autenticidade de faturas, declarações ou outros documentos oficiais. Os selos podem ser inseridos usando apenas um gráfico, um bloco de texto contendo o assunto, o motivo, a data e a hora do selo ou uma combinação do gráfico e do texto.
Os usuários recebem privilégios específicos para aplicar automaticamente um selo eletrônico da organização a um documento, usando um certificado digital obtido de um Provedor de serviços de confiança (TSP) com a integração da API do Cloud Signature Consortium (CSC) e um fluxo de autorização OAuth 2.0 para a credencial do cliente. Atualmente, os seguintes provedores suportam a esse recurso:
Os selos eletrônicos são disponibilizados automaticamente para contas corporativas do Adobe Acrobat Sign e podem ser configurados no nível de conta ou de grupo.
Duas configurações devem ser definidas para expor as opções do selo eletrônico na página Enviar do usuário.
Para permitir que os remetentes usem a função de selo eletrônico, ative a função no grupo do qual o contrato será enviado.
Para ativar a função de destinatário do selo eletrônico, navegue até: Configurações da conta > Configurações de envio > Funções de destinatário permitidas
Se a opção para permitir seladores eletrônicos não estiver ativada para o grupo no qual o contrato está configurado, o link Adicionar selo eletrônico não será exposto.
O status padrão para usuários incluírem selos eletrônicos em seus contratos pode ser configurado nos níveis de conta e grupo.
Para a maioria das contas, a recomendação é desativar o acesso no nível da conta e ativar explicitamente os grupos quando apropriado. As contas que possuem Usuários em vários grupos ativados podem encontrar grupos dedicados para contratos que exigem selos eletrônicos para limitar o acesso de selos eletrônicos no nível do grupo.
As opções são:
Em ambos os casos, os usuários individuais podem ser explicitamente configurados para substituir as configurações no nível de grupo. (Consulte abaixo Autorizar usuários individuais a adicionar selos eletrônicos.)
Se a opção para adicionar selos eletrônicos não estiver habilitada para o usuário que está criando o contrato, o Adicionar selo eletrônico não será exposto.
Os administradores no nível da conta podem editar o perfil de usuários individuais para ativar/desativar explicitamente a autoridade para incluir selos eletrônicos nos contratos.
Essa autoridade é aplicada diretamente ao usuário, o que substitui as configurações de nível de grupo para todos os grupos dos quais o usuário é membro.
Recomenda-se que a ativação no nível do usuário seja feita somente quando a expectativa é fazer com que toda a conta não tenha acesso a selos eletrônicos e somente IDs especializadas de usuários iniciem contratos que usem selos eletrônicos (como fluxos de trabalho/contas técnicas acionados por API).
Para ativar/desativar explicitamente o acesso para aplicar selos eletrônicos:
Pelo menos um selo eletrônico deve estar configurado, ativo e disponível para o grupo do qual o contrato está sendo enviado. Caso contrário, a opção para adicionar o selo eletrônico não será exibida na página.
Para criar um selo eletrônico, primeiro você precisa obter um certificado digital de um TSP com uma integração de API CSC. (Consulte os Pré-requisitos)
Depois de obter o certificado, configure o selo eletrônico da seguinte maneira:
1. Navegue até Configurações da conta > Selos eletrônicos.
2. Clique no ícone de adição com um círculo ao redor .
A interface para configurar o novo selo eletrônico será aberta.
3. Insira os parâmetros do selo eletrônico usando as informações fornecidas pelo TSP:
4. Ao concluir, clique em Salvar.
O selo eletrônico configurado será criado com o status de Ativo e exibido na página Selos eletrônicos, na lista de selos.
O selo eletrônico está pronto para ser aplicado imediatamente aos contratos.
As propriedades de um selo eletrônico podem ser atualizadas enquanto o selo estiver no status Ativo.
Para editar as propriedades de um selo eletrônico:
Os campos configuráveis do selo serão exibidos:
Todas as alterações salvas entrarão em vigor imediatamente.
Para desativar um selo eletrônico:
Confirme que deseja desativar o selo eletrônico.
O selo será desativado imediatamente e não estará mais disponível para uso.
Ao revisar a lista de selos eletrônicos da conta/grupo, o selo aparecerá com o status Inativo.
Os selos eletrônicos desativados permanecem na lista de selos e podem ser reativados a qualquer momento.
Não há método para realmente excluir o selo eletrônico.
Se um contrato tentar aplicar um selo eletrônico com um selo desativado, o contrato será recusado e encerrado.
Um e-mail será enviado ao remetente, indicando que o selo eletrônico falhou.
O relatório de auditoria exibirá um evento Documento recusado, citando o motivo pelo qual o selo eletrônico falhou.
Para reativar um selo eletrônico que foi desativado:
O selo será imediatamente reativado e estará disponível para uso.
Ao revisar a lista de selos eletrônicos da conta/grupo, o selo aparecerá com o status Ativo.
Para copiar a ID de um selo eletrônico:
Quando o grupo, o usuário e o selo eletrônico estiverem configurados corretamente, o link Adicionar selo eletrônico será exibido no menu superior da lista de Destinatários.
Depois que o contrato é enviado, o destinatário do selo eletrônico não pode ser editado ou delegado.
Se a opção Adicionar selo eletrônico não aparecer, verifique se:
Todos os contratos que usam um destinatário de selo eletrônico devem ir para o ambiente de criação para inserir o campo de assinatura digital que contém o selo eletrônico.
Todos os selos eletrônicos devem ser inseridos explicitamente no documento usando um campo de assinatura digital.
Todas as outras funções de destinatário podem ser criadas normalmente.
O selo eletrônico é aplicado imediatamente depois que o destinatário do selo eletrônico se torna o destinatário ativo no ciclo de assinatura.
O selo eletrônico é aplicado programaticamente no local do campo de assinatura digital, e o próximo destinatário é notificado (se houver).
A notificação por email do evento de assinatura segue as mesmas regras e o mesmo formato dos emails de outros destinatários.
O selo eletrônico aplicado fornece o motivo da assinatura (conforme definido na configuração do selo) e o carimbo de data/hora de quando o selo foi aplicado.
O objeto da assinatura digital que contém o selo eletrônico tem uma altura um pouco maior do que o campo de assinatura eletrônica padrão:
Os contratos que incluem um destinatário do selo eletrônico identificam claramente o processo de selagem no relatório de auditoria.
Os detalhes capturados incluem: